quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A música e suas peripécias.

É engraçado como as coisas são. Estava no onibus ontem onvindo meu mp4 e comecei a pensar no comércio da música e um pouco sobre a luta do Fernando Anitelli contra o "Jabá". Vim refletindo e imaginando tudo isso, inclusive sobre Rick Bonadio e o seu comércio da música.. Durmo acordo pela manhã e encontro um recado do TM no Twitter:

@oteatromagico Um contraponto às recentes declarações de Rick Bonadio - http://miud.in/Io



Minha curiosidade sempre fala mais alto e vou ler a respeito. Vi as declarações que Rick Bonadio fez e fiquei perplexo com tal atitude. Como assim? Quem coloca as músicas na internet é estúpido e quem baixa é esperto e sem cultura? Creio que o artista deve ter total direito a fazer o que quiser com sua música, divulgar da maneira que achar necessário e distribuí-la da forma que quiser.

Será que o medo de perder dinheiro fala mais alto do que a liberdade do artista sobre sua música?

O jabá está aí e muitos não conseguem ver


.



Um fato que me incomoda desde que me interesso por música é a venda do artista ao seu produtor. E depois toda aquela música que você fez com suor e carinho será modificada para que seja "escutável" aos olhos do dinheiro. E porque? Porque mudar sua ideologia, toda aquela música que demorou para ser feita, ter pensado em cada letra, cada nota... e depois não ver ela tocando nas rádios simplesmente porque não foi do jeito que o "chefão" queria que fosse. Hoje em dia muitos artistas nem escrevem as letras de suas músicas, tem até aquelas que nem se dão ao trabalho de faze-la, simplismente são feitas por outras pessoas, não pelo próprio artista. É nesse caso que a cultura vai se perdendo.

Depois de ver o MPB, simplesmente  "Bate outra vez uma esperança no meu coração."


Abraços!

Ouvindo: Cartola - As rosas não falam.

Nenhum comentário: